quinta-feira, 15 de março de 2012

Design e artesanato: relações delicadas


Design e artesanato parecem pertencer a mundos distintos, tão radical é a percepção de suas diferenças. O design é conceitual, generalista, voltado para a inovação e a produção seriada e uniforme. O artesanato é manual, especializado, sobrevivente de outros tempos, voltado para a produção em pequena escala com suas variações e irregularidades. No entanto, embora os produtos industriais sejam dominantes, os objetos artesanais continuam minoritária, porém persistentemente presentes. E não se trata apenas de reminiscências tradicionais, mas de objetos artesanais novos e únicos, feitos em suas oficinas por artesãos contemporâneos, com formação universitária, eventualmente em design.
Ao reaproximar criação e realização, cujo elo foi rompido pela indústria, os designes e artesãos contemporâneos propõem uma abordagem diferente das relações entre artesanato e design. 
Suas novas realizações evidenciam a criatividade inerente aos ofícios artesanais direcionada à produção variada e em pequena escala; e (re) afirmam a importância, frequentemente esquecida, na elaboração do design, da familiaridade com os materiais e os métodos produtivos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário